João Lourenço afastou a direcção da petrolífera, liderada por Carlos Saturnino, na sequência da crise de combustíveis que afecta o país desde o início da semana. O Chefe de Estado alega “conveniência de serviço público”, tendo invocado a Lei de Bases do Sector Empresarial Público.

A condução da Sonangol foi entregue a Sebastião Martins. O nomeado é licenciado em Engenharia de Minas, pela Universidade angolana Agostinho Neto. O novo Presidente da companhia estatal integrou o Conselho da Administração da mesma de 2010 a , quando a empresa era dirigida por Manuel Vicente.

Sebastião Martins vai ser coadjuvado por António Fernandes, Baltazar Miguel, Jorge Vinhas, Josina Baião, Luís Maria e Osvaldo Macaia.

Na terça-feira o Presidente de Angola mostrara-se "agastado" com a falta de combustíveis em Luanda, após ter reunido, de urgência, para analisar a situação, com os Ministros do sector e das Finanças, bem como os Presidentes da Sonangol e do Banco Central.

Esta nova crise de combustíveis começou a afectar angola desde sexta-feira, paralisando gradualmente os sectores produtivos do país, e criando problemas de energia, sobretudo nas províncias do interior. 

No sábado, a Sonangol justificava-a com a escassez de moeda estrangeira para pagar os produtos refinados importados, prometendo a resolução do problema a partir de quarta-feira.

A falta de combustíveis fez disparar o preço da gasolina e do gasóleo, com a venda a atingir valores especulativos, no mercado paralelo. Em alguns casos, quatro vezes superior aos preços praticados pelas gasolineiras, encerradas por falta de combustíveis.

Até ontem, alguns postos de gasolina já estavam a ser reabastecidos, mas o combustível continuava a faltar nas centrais eléctricas, obrigando à redução do fornecimento de energia nas Províncias do Centro e Sul do país.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019