Aquele país lusófono pretende ser membro observador da comunidade dos países de língua francesa. O pedido tem por objectivo estratégico “a inserção de Angola no concerto das Nações”.

O documento foi apresentado pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola. No acto de entrega, Manuel Augusto explicou que a solicitação materializa o “desejo expresso publicamente" pelo Presidente angolano.

João Lourenço expressou essa intenção ao Chefe de Estado francês, em Maio do ano passado, durante a sua deslocação a França, a primeira que fez ao estrangeiro como dirigente máximo angolano.

A decisão decorre, segundo o titular da pasta dos negócios estrangeiros, das relações “privilegiadas” que Angola mantém com os países francófonos, em particular com os africanos.

Angola pretende reforçar a integração entre Angola e os países vizinhos que foram outrora colonizados por franceses e belgas.

O Ministro das Relações Exteriores angolano da antiga colónia portuguesa está em França, à frente de uma delegação que integra a titular da pasta da Cultura, bem como o Secretário de Estado do Comércio e funcionários superiores dos Ministérios do Interior, Finanças, Agricultura, Telecomunicações e Ensino Superior.

A missão está a discutir com as autoridades francesas as parcerias comercial, financeira e agrícola, assim como a cooperação bilateral.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Há 500 anos começava a primeira viagem de circum-navegação

Há 500 anos o português Fernão de Magalhães e o espanhol Seb...

Portugal    10 agosto 2019

Angola e Cabo Verde acordam fim da dupla tributação

Os governos de Angola e Cabo Verde assinaram, quinta-feira e...

Geral    09 agosto 2019

Umaro Sissoco Embaló é candidato às Presidenciais

O MADEM-G15, Movimento para a Alternância Democrata – G15, r...

Guiné-Bissau    09 agosto 2019

Angola aprova criação de passaporte eletrónico

A Assembleia Nacional de Angola aprovou, por unanimidade, e ...

Angola    09 agosto 2019

PortoCartoon 2019 celebra Direitos Humanos em Campo Maior

O Centro Ciência do Café, na cidade portuguesa de Campo Maio...

Portugal    05 agosto 2019