O Presidente brasileiro determinou que as Forças Armadas brasileiras assinalem, de forma “devida”, a acção que levou à ditadura militar naquele país lusófono, em 1964.

A iniciativa decorrerá, em todos os quartéis, no último dia do mês. O movimento, ocorrido há 55 anos, derrubou o Governo de João Goulart , dando lugar a um regime ditatorial que durou 21 anos.

O período ficou marcado pela morte e tortura de dezenas de opositores políticos, assim como pela ilegalização dos partidos políticos e estabelecimento da censura.

Há nove anos, Dilma Rousseff decidiu suspender qualquer iniciativa militar relacionada com o golpe e lançar a Comissão Nacional da Verdade para esclarecer as violações de direitos humanos, cometidas, de 18 de Setembro de 1946  a 5 de Outubro de 1988, por agente públicos ou pessoas ao serviço do regime.

A delegação, que desagradou aos militares, concluiu os seus trabalhos, no final de 2014, com a entrega de relatório – identificando 377 agentes públicos envolvidos em práticas ilegais, e propondo que os órgãos competentes determinassem a responsabilidade jurídica - criminal, civil e administrativa – daqueles que estiveram envolvidos nesses crimes contra a humanidade. O grupo sugeriu também que as Forças Armadas reconhecessem a sua responsabilidade institucional nas violações de direitos humanos durante a ditadura.

A iniciativa de Jair Bolsonaro tem por objectivo branquear os excessos cometidos, justificando-os como resultado da Guerra Fria.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Trinta por cento dos jovens cabo-verdianos dedicam-se ao ócio

Este grupo etário é o mais afectado pelo desemprego no país...

Cabo Verde    03 abril 2019

Cabo Verde recebe primeiro "Triangle Trail"

Cabo Verde recebe o primeiro "Triangle Trail". O evento real...

Cabo Verde    03 abril 2019

Banco de Angola lança medidas para reduzir Importação de alimentos

Nos últimos três anos, a compra desses bens ao estrangeiro a...

Angola    03 abril 2019

Alberto Nambeia mantém confiança do PRS

O Partido da Renovação Social, Reunido na localidade de Uaqu...

Guiné-Bissau    02 abril 2019

João Lourenço está na Rússia

O Presidente de Angola está, desde esta segunda-feira, na Rú...

Angola    01 abril 2019