A China vai disponibilizar 20 milhões de dólares para "Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Cabo Verde". A informação foi agora divulgada pelo governo de Cabo Verde mas o anúncio foi feito pelo Presidente Chinês Xi Jinping durante um encontro de trabalho com o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. A verba, esclareceu, na altura, o chefe de Estado chinês um envelope de 140 milhões de yuan, cerca de 20 milhões de dólares, será disponibilizada de forma "gratuita".

"Desta reunião saiu ainda a recomendação dos respetivos departamentos continuarem a trabalhar na identificação das melhores vias para incrementar o conhecimento recíproco, bem como potenciar a cooperação económica e comercial. Destaque foi dado ao projecto da Zona Econômica Especial da Economia Marítima em S. Vicente, a segunda fase do projecto Cidade Segura e a construção de um Centro Internacional de Conferências na Cidade da Praia", lê-se no perfil de Facebook do executivo cabo-verdiano.

As decisões foram tomadas durante a visita do chefe do executivo de Cabo Verde à República Popular da China, no âmbito da 3ª Cimeira do Fórum para a Cooperação China/África que terminou a quatro de setembro.

O encontro entre Ulisses Correia e Silva e Xi Jinping decorreu na manhã do dia 6 de Setembro. Discutiram-se, esclarece o governo no seu portal na internet "questões de índole global, designadamente as mudanças climáticas e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. (...) Os dois governantes, também, passaram em revista a dinâmica das relações sino-africanas, bem assim a cooperação sino-cabo-verdiana, que se quer cada vez mais inovadora e com enfoque em parcerias económicas mutuamente-vantajosa".

 

(Foto: @GovernodeCaboVerde)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente moçambicano vai condecorar veteranos da luta pela libertação

Filipe Nyusi anunciou, no sábado, na Praça dos Heróis Moçamb...

Todas as Notícias    03 fevereiro 2019

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebe 9000 visitas

Foram 22096 as pessoas que visitaram, em 2018, os museus de ...

Cabo Verde    03 fevereiro 2019

Luanda recebe navios encomendados por José Eduardo dos Santos

Chegaram a Angola seis dos 17 navios patrulha encomendados, ...

Angola    02 fevereiro 2019

Cinco partidos da Guiné-Bissau assinam acordo eleitoral

O entendimento, envolvendo PAIGC, PCD, PND, UN e PUN visa, e...

Guiné-Bissau    01 fevereiro 2019

Desastres como os de Mariana e Brumadinho podem repetir-se no Brasil

No país, mais de 700 barragens apresentam risco de ruptura c...

Brasil    01 fevereiro 2019