A China vai disponibilizar 20 milhões de dólares para "Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Cabo Verde". A informação foi agora divulgada pelo governo de Cabo Verde mas o anúncio foi feito pelo Presidente Chinês Xi Jinping durante um encontro de trabalho com o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. A verba, esclareceu, na altura, o chefe de Estado chinês um envelope de 140 milhões de yuan, cerca de 20 milhões de dólares, será disponibilizada de forma "gratuita".

"Desta reunião saiu ainda a recomendação dos respetivos departamentos continuarem a trabalhar na identificação das melhores vias para incrementar o conhecimento recíproco, bem como potenciar a cooperação económica e comercial. Destaque foi dado ao projecto da Zona Econômica Especial da Economia Marítima em S. Vicente, a segunda fase do projecto Cidade Segura e a construção de um Centro Internacional de Conferências na Cidade da Praia", lê-se no perfil de Facebook do executivo cabo-verdiano.

As decisões foram tomadas durante a visita do chefe do executivo de Cabo Verde à República Popular da China, no âmbito da 3ª Cimeira do Fórum para a Cooperação China/África que terminou a quatro de setembro.

O encontro entre Ulisses Correia e Silva e Xi Jinping decorreu na manhã do dia 6 de Setembro. Discutiram-se, esclarece o governo no seu portal na internet "questões de índole global, designadamente as mudanças climáticas e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. (...) Os dois governantes, também, passaram em revista a dinâmica das relações sino-africanas, bem assim a cooperação sino-cabo-verdiana, que se quer cada vez mais inovadora e com enfoque em parcerias económicas mutuamente-vantajosa".

 

(Foto: @GovernodeCaboVerde)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente de Moçambique na China

Filipe Nyusi está, em Pequim, para participar no segundo Fór...

Moçambique    22 abril 2019

Angolanos passam às meias-finais da CAN Sub-17

Os jovens venceram a Tanzânia, nos quartos-de-final da compe...

Angola    22 abril 2019

FMI aprova financiamento a Moçambique

A organização concedeu um empréstimo de emergência no valor ...

Moçambique    21 abril 2019

Menina angolana é campeã do mundo de Jiu-jitsu

Em menos de dois meses a pequena Kiriana Neto, de 7 anos, co...

Angola    21 abril 2019

Angola assume vice-Presidência de Fórum africano

O país vai estar na segunda linha do organismo continental d...

Angola    20 abril 2019