Foram 22096 as pessoas que visitaram, em 2018, os museus de Cabo Verde tutelados pelo Instituto do Património Cultural. Um crescimento significativo, em relação ao ano anterior, lê-se na página de Facebook do "Museu do Campo de Concentração do Tarrafal". O anteriormente conhecido por "Museu da Resistência", localizado numa edificação originalmente concebida para albergar presos antifascistas portugueses e, posteriormente, presos anticolonialistas da África portuguesa, foi de longe a instituição museológica que mais visitantes recebeu, nove mil. O segundo museu mais visitado foi o "Museu Etnográfico da Praia", na capital de Cabo Verde.

O antigo estabelecimento prisional, localizado na ilha de Santiago, foi desativado em 1974. Posteriormente, e até 1985 funcionou como quartel das Forças Armadas de Cabo Verde. Passou depois a ser ocupado por famílias até, em 2000, passar a albergar o "Museu da Resistência", "com o objetivo de preservar e perpetuar parte da memória histórica de Cabo Verde e em particular das ex-colónias portuguesas em África (Angola e Guiné Bissau) e de Portugal", lê-se na já referida rede social. Foi em janeiro de 2016 que foi rebatizado passando a chamar-se "Museu do Campo de Concentração do Tarrafal".

"Trata-se da primeira experiência em Cabo Verde de uma musealização in situ, procurando valorizar e perpetuar a memória, as emoções contidas no próprio local, a passagem do tempo, o passado recente do Campo, colocando a memória no estado atual das coisas, incluindo a apropriação pelos atuais moradores, como principais guardiões da história dinâmica do Campo de Concentração", lê-se no perfil de Facebook da instituição.

Memória viva de um momento negro da história de Portugal, o Estado Novo, que durante 40 anos se serviu de uma brutal repressão, tortura, para manter o regime. Pulso para lá de forte que se estendeu às hoje antigas colónias.

 

(Foto: Museu da Resistência - Ex.Campo de Concentração do Tarrafal)

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente moçambicano vai condecorar veteranos da luta pela libertação

Filipe Nyusi anunciou, no sábado, na Praça dos Heróis Moçamb...

Todas as Notícias    03 fevereiro 2019

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebe 9000 visitas

Foram 22096 as pessoas que visitaram, em 2018, os museus de ...

Cabo Verde    03 fevereiro 2019

Luanda recebe navios encomendados por José Eduardo dos Santos

Chegaram a Angola seis dos 17 navios patrulha encomendados, ...

Angola    02 fevereiro 2019

Cinco partidos da Guiné-Bissau assinam acordo eleitoral

O entendimento, envolvendo PAIGC, PCD, PND, UN e PUN visa, e...

Guiné-Bissau    01 fevereiro 2019

Desastres como os de Mariana e Brumadinho podem repetir-se no Brasil

No país, mais de 700 barragens apresentam risco de ruptura c...

Brasil    01 fevereiro 2019