PAIGC e MADEM - G15 reagiram ontem, não aos resultados ou projeções eleitorais, porque não as há, mas à especulação que tem vindo a ser feita no país em relação à distribuição de votos.

O Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, claro vencedor do escrutínio, a única coisa sobre a qual não há dúvidas, foi o primeiro a falar. O porta-voz da formação, João Bernardo Vieira, filho do antigo Presidente Nino Vieira, assassinado a dois de março de 2009, mostrou-se satisfeito com aquilo que espera sejam os resultados das eleições: 

“Ainda não dispomos dos dados oficiais, que só serão fornecidos pela CNE, mas sabemos que os guineenses deram ao PAIGC os poderes necessários para administrar o nosso país. O partido congratula-se e saberá interpretar, de forma fiel e correta, as escolhas e aspirações do povo”, afirmou João Bernardo Vieira que apelou aos militantes e simpatizantes do partido para se manterem serenos e aguardarem os resultados.

Já o diretor de campanha do MADEM - G15, também em conferência de imprensa, e ladeado pelo antigo chefe do executivo Umaro Sissoco Embaló, apressou-se a garantir que, de facto, perderam as eleições mas que nenhum dos partidos, que se apresentou na corrida eleitoral, teve maioria absoluta pelo que será preciso unir esforços. Sobre esta matéria, e questionado sobre se estaria disponível para coligar-se com o PAIGC, afirmou estar disponível para fazê-lo com todos os partidos políticos.

A primeira formação a reconhecer a derrota foi a Frente Patriótica de Salvação Nacional, FREPASNA. Logo na segunda-feira o líder do partido, Baciro Djá, ex-Primeiro-ministro do país, fez o "mea culpa" assumindo que a derrota é da sua inteira responsabilidade. 

Cerca de 762 mil eleitores foram chamados às urnas para eleger os 102 deputados da Assembleia Nacional Popular. A Comissão Nacional de Eleições diz que os resultados oficiais provisórios serão anunciados quarta-feira. A participação eleitoral terá sido expressiva. Houve assembleias de voto em que a votação foi de 100 por cento.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

União Africana satisfeita com desempenho eleitoral da Guiné-Bissau

A Missão da União Africana faz um balanço positivo das Eleiç...

Guiné-Bissau    12 março 2019

PRS afasta cenário de maioria absoluta na Guiné-Bissau

O Partido da Renovação Social, PRS, foi o último, das princi...

Guiné-Bissau    12 março 2019

PAIGC clama vitória, MADEM - G15 diz que não há governo sem coligação

PAIGC e MADEM - G15 reagiram ontem, não aos resultados ou pr...

Guiné-Bissau    12 março 2019

CEDEAO faz avaliação positiva das Legislativas guineenses

Em conferência de imprensa, de apresentação da declaração pr...

Guiné-Bissau    12 março 2019

Portugal é campeão europeu de Atletismo em Pista Coberta INAS

A seleção portuguesa de Atletismo ANDDI/FPA19 conquistou...

Portugal    10 março 2019