José Mário Vaz opta, uma vez mais, pela manutenção da crise política e institucional que paralisa o Estado há mais de quatro anos.

O Chefe de Estado alega competências constitucionais, que não revela, para declinar o nome de Domingos Simões Pereira, proposto pelo PAIGC e aceite pelos partidos que, com aquela força política, detêm a maioria absoluta no Parlamento guineense.

As eleições legislativas realizaram-se a 10 de março, mas o Presidente só sexta-feira se dignou iniciar o processo de auscultação dos partidos para a formação do novo executivo, depois de continuas pressões da comunidade internacional, nomeadamente da União Africana, da CDEAO e da CPLP.

Uma delegação da Comunidade dos Países da África Ocidental encontra-se, em Bissau, tendo manifestado a sua insatisfação pela falta de progressos que verifica.

A missão prolongou, até hoje, a sua presença na capital do país com o objectivo de seguir, no terreno, o evoluir da situação.

O PAIGC foi um dos partidos que se reuniu com os representantes da CEDEAO, esperando que aquela entidade tome uma posição clara e firme sobre o momento político que se vive no país, caso os órgãos de soberania manifestem incapacidade para resolver os desafios actuais.

Sobre a recusa do nome de Domingos Simões Pereira, o partido vai tomar posição na sequência da reunião do seu Bureau Político, marcada para esta tarde. Ontem, a força política mais votada, nas últimas eleições, já tinha reunido a Comissão Permanente, para analisar a posição de José Mário Vaz.

José Mário Vaz termina o seu mandato, de cinco anos, como Chefe de Estado no domingo e só agora marcou a data das Eleições Presidenciais, depois de uma ronda de audiências com todas as forças políticas do país, mais de quarenta.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019

Portugal em terceiro no Mundial de Hóquei em Patins sub-19

A seleção portuguesa venceu a Itália por quatro bolas a uma...

Portugal    06 julho 2019

Chuva provoca inundações em São Paulo

Ruas e estradas estão intransitáveis naquela região metropol...

Brasil    05 julho 2019

Angola e Guiné Bissau ficam-se pela fase de Grupos da CAN

As duas Selecções lusófonas não lograram passar aos oitavos ...

Geral    04 julho 2019

Portugal consegue 15 medalhas nos Jogos Europeus de Minsk

Portugal termina a sua participação nos II Jogos Europeus, q...

Portugal    30 junho 2019