O Secretário-geral das Nações Unidas recebeu ontem, em Lisboa, o "Prémio José Aparecido de Oliveira", político e antigo Embaixador brasileiro falecido em 2007. A cerimónia de entrega do galardão decorreu na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. António Guterres deslocou-se à capital portuguesa para ser orador do Web Summit que está a decorrer, até ao próximo dia oito, no Parque das Nações.

A decisão de entregar o prémio ao antigo Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, ex-Primeiro-ministro português e ex-líder do Partido Socialista, foi tomada durante a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu em julho, em Santa Maria, na ilha do Sal, Cabo Verde. E foi tomada com base na "atuação singular, com projeção internacional, na defesa e promoção dos princípios e valores da CPLP, bem como pelo elevado contributo na promoção e difusão da Língua Portuguesa".

O "Prémio José Aparecido de Oliveira" foi aprovado pela XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Luanda, em julho de 2011. O júri é composto pelos representantes dos Estados membros no Comité de Concertação Permanente da CPLP.

"O prémio foi "criado para recordar a ação empenhada do Embaixador José Aparecido de Oliveira, a qual marcou, de forma indelével, o surgimento da CPLP, convertendo em realidade um sonho acalentado pelos Povos dos Países de Língua Portuguesa, espalhados por quatro continentes, e fazendo do seu autor um arauto do futuro"", lê-se em comunicado publicado no portal da CPLP.

A distinção foi atribuída, pela primeira vez, em 2012, em Maputo, ao antigo Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Na segunda edição o prémio foi atribuído em ex aequo a Kay Rala Xanana Gusmão e à Igreja Católica Timorense.

 

(Foto: https://news.un.org)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019