É em Cabo Verde que o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-ministro, António Costa, vão celebrar o 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades. Uma celebração que decorrerá durante dois dias e na qual participará também o ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, o da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e o jogador de futebol Eliseu, que fez parte da seleção que venceu o campeonato da Europa, em 2016.

A 10 de junho acontecerá um encontro com a comunidade lusa na Escola Portuguesa da cidade da Praia. No dia 11, durante a manhã, o chefe de Estado e o de governo deslocam-se à Ilha de São Vicente onde visitarão uma exposição de arte africana e encontrar-se-ão com jovens desportistas. À tarde, acontece na Praça Amílcar Cabral um desfile das tropas de Cabo Verde, acompanhadas por uma representação das Forças Armadas de Portugal. As celebrações fecham com mais um encontro com a comunidade portuguesa que reside nesta ilha.

Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, estará em Pequim no Dia de Portugal, no âmbito do Festival Cultura Portuguesa na China, que inclui um concerto pela Orquestra Sinfónica Nacional da China, dirigida pela maestrina portuguesa Joana Carneiro e com atuação da soprano Elisabete de Matos, também de Portugal. A detentora da pasta da Cultura inaugurará ainda, na Biblioteca Nacional de Pequim, a exposição "Histórias da Torre do Tombo/Chapas Sínicas".

São vários os países, pelo mundo, que celebram a data e recebem a vista de membros do governo português entre eles Moçambique, Brasil, Itália, Bélgica, França, Reino Unido, Suiça, Canadá e África do Sul.

 

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Portugal entre os países mais seguros do mundo e da Lusofonia

Portugal é considerado, pelo Global Peace Index 2019, como o...

Portugal    15 junho 2019

Altas figuras de Angola obrigadas a devolver activos financeiros ao Estado

No âmbito desta operação do Ministério Público angolano, Man...

Angola    14 junho 2019

Angola preocupada com impasse na Guiné-Bissau

Durante o último Conselho de Paz e Segurança da União Af...

Guiné-Bissau    13 junho 2019

Cabo Verde acolhe comemorações do Dia de Portugal

É em Cabo Verde que o Presidente da República portuguesa, Ma...

Portugal    10 junho 2019

Portugal vence Liga das Nações de Futebol

Na final da competição a selecção portuguesa ganhou à Holand...

Portugal    09 junho 2019